Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
15 de abril de 2019
Evento debate protocolo de atendimento às pessoas em situação de violência

Evento debate protocolo de atendimento às pessoas em situação de violência

Mais de 180 profissionais de saúde – de maternidades, unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Institutos Estaduais, Posto de Assistência Médica (PAM) Coelho Neto e Cavalcanti, Hospitais Eletivos e equipes de Atenção Primária – participaram, no dia 11 de abril, no auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro (Nerj), da Capacitação dos Profissionais de Saúde sobre o Protocolo de Atendimento aos Usuários em Situação de Violência nas Maternidades e nos Serviços de Pronto Atendimento e Emergência das Unidades.

Na abertura do evento, a subsecretária de gestão da atenção integral à saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), Mariana Scardua, disse que esse evento abre um espaço de reflexão para “permitir a mudança na prática de atendimento à pessoa vítima de violência”.

Para Thaís Severino, Superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES-RJ, a capacitação do profissional de saúde é fundamental. “Temos que tratar da violência de forma mais ampliada, entendendo-a como um fenômeno de construção social para o qual a saúde, articulada com outros setores, deve atuar na promoção da cultura de paz, prevenção, Assistência e reabilitação”, afirmou.

Cláudia Nastari, superintendente de monitoramento da qualidade das unidades de saúde da SES-RJ, ressaltou que deve ser evitada a violência institucional e a revitimização. “Esse trabalho qualifica a rede na humanização do acolhimento”, acrescentou.

O seminário abordou temas importantes para a qualificação, o atendimento e o aprimoramento da notificação compulsória na rede estadual de Saúde. O debate contou com palestrantes qualificados para falar sobre o impacto da Violência sobre a Saúde; detalhando o Protocolo de Atendimento aos Usuários em Situação de Violência nas Maternidades e nos Serviços de Pronto Atendimento e Emergência das Unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

A psicóloga da SES-RJ Ana Otoni, que atua na coordenação do GT Violência da SES-RJ, esclareceu que esse GT foi constituído a partir da deliberação CIB-RJ nº 2.523 de 23 de outubro de 2013, com vistas a articular as diversas áreas técnicas, assessorias, gerências e superintendências citadas, no objetivo de garantir atendimento humanizado nos serviços envolvidos na linha de cuidado em saúde para pessoas em situação de violência. Segundo ela, “o trabalho contribuiu para a revisão do protocolo de classificação de risco nas unidades hospitalares do Estado do Rio de Janeiro”.

Ainda de acordo com Ana Otoni, a SES-RJ está na fase implantação de monitoramento da rede de atenção através do Formulário de Risk Assesment para o Cadastro Nacional de Violência Doméstica (CNVD), que vem sendo articulado por Leila Adesse, médica pediatra, atual coordenadora da área técnica de saúde das mulheres da secretaria. A SES está também em vias de implantar um Núcleo Estadual de violência que atuará no setor saúde e articulará com outros setores, contemplando ações que visam abordar a integralidade e a complexidade que a questão da violência exige.

Vale dizer que devido ao avançado da hora, foi remarcada, com a equipe e participantes presentes, nova data para a apresentação da 3a mesa: Notificação e Preenchimento da Ficha de Notificação para o próximo mês de maio.

Confira aqui as apresentações

Política estadual de Humanização - Atendimento á pessoa vítima de Violência

Protocolo de atendimento aos usuários em situação de violência nas maternidades e nos serviços de emergência das unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Protocolo de atendimento aos usuários em situação de violência nas maternidades e nos serviços de emergência das unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual

Pessoas em Situação de Violência - Qualificando o Atendimento e Aprimorando a Notificação Compulsória na Rede Estadual de Saúde

Importância da Vigilância das violências e Acidentes: A notificação de violência interpessoal/autoprovocada

Alternativas Frente à Gravidez Decorrente de Violência Sexual

Impacto da Violência sobre a Saúde - Mulheres - Ludmila Fontenele Cavalcanti

Pessoas em situação de violência - Pupulação em situação de rua - Diana Ribeiro

Seminário Pessoas em Situação de Violência - qualificando o atendimento e aprimorando a notificação na rede estadual de saúde - Ariane Paiva

Evento debate protocolo de atendimento às pessoas em situação de violência

Evento debate protocolo de atendimento às pessoas em situação de violência

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!