Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Informações técnicas Vigilância em saúde

Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS)

Nas últimas três décadas, o mundo vem passando por um aumento no registro de epidemias de doenças antigas como a dengue, a febre amarela e o cólera, e a disseminação de novas doenças como a AIDS, febre hemorrágica pelo vírus ebola, hantavirose, febre do Nilo ocidental, síndrome respiratória aguda grave. Esse quadro pode ser atribuído às transformações ambientais e ao aumento do fluxo de pessoas e mercadorias intrínsecas ao processo de globalização.


O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) surgiu como uma estratégia da Vigilância em Saúde para fortalecimento da capacidade de alerta e resposta do Sistema Único de Saúde frente às emergências em Saúde Pública.

No estado do Rio de Janeiro, o CIEVS foi criado em 2007, no processo de estabelecimento de pontos focais estaduais voltados para o aumento da capacidade de alerta e resposta às emergências em Saúde Pública. Atualmente é uma coordenação subordinada diretamente a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Desenvolve suas ações de forma integrada com os setores da SES-RJ, especialmente as áreas técnicas de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.
 

NOTIFICAÇÃO ONLINE

Notificação Individual

Surtos ou agregados de casos

Eventos ambientais

Doença ou morte em animais

Surtos de infecção hospitalar

DRT - Acidente Trabalho Grave

 

O que é notificação compulsória?

A notificação é a comunicação da ocorrência de determinadas doenças ou agravos à saúde por parte dos profissionais de saúde, ou qualquer cidadão, à autoridade sanitária, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. Para o CIEVS-RJ interessa a notificação de casos individuais, surtos ou agregados de casos, eventos ambientais, doença ou morte em animais e surtos de infecção hospitalar.

Quem deve notificar?

De acordo com a Lei Federal nº 6.259/1975, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, a notificação de casos suspeitos ou confirmados das doenças/agravos da lista nacional de doenças de notificação compulsória é obrigatória a profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como aos responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino. A notificação compulsória de casos de doenças tem caráter sigiloso, obrigando as autoridades sanitárias que a tenham recebido seguir essa premissa.

Quais doenças notificar?

A Portaria MS nº 1.271/2014 define a relação de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo o território nacional. Os eventos de notificação compulsória imediata, listados no anexo da referida portaria, deverão ser informados às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (SES e SMS) em até 24 horas a partir da suspeita inicial.

Como notificar?

As notificações imediatas no Estado do Rio de Janeiro podem ser feitas tanto por profissionais de instituições de saúde quanto pela população, por meio dos seguintes contatos:

Telefone: (21) 2333-3852 / 2333-3996 / 2333-3993 – Funcionamento de seg. a sex. de 8h a 17h;

Celular: (21) 98596-6553 – Funcionamento 24 horas, 7 dias por semana;

E-mail: notifica@saude.rj.gov.br

IMPORTANTE: Ressalta-se que a notificação imediata realizada pelos meios de comunicação acima descritos não isenta o profissional ou o serviço de saúde de realizar o registro dessa notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em até 7 dias a partir da data de notificação.

 

 

CONTATOS

 

CIEVS-RJ

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Telefones: DISQUE-NOTIFICA – (21) 2333-3852 (fax); (21) 2333-3993 / 2333-3996

PLANTÃO 24 horas – (21) 98596-6553

E-mail: notifica@saude.rj.gov.br / notifica.ses.rj@gmail.com

Coordenação: Silvia Cristina de Carvalho

 

CIEVS-Rio

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Município do Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3971-1708

PLANTÃO 24 horas – (21) 98000-7575

E-mail: cievs.rio@gmail.com

Página internet: http://cievsrio.wordpress.com/

 

CIEVS NACIONAL

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

DISQUE-NOTIFICA – 0800 6446-6445

E-mail: notifica@saude.gov.br

 

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!