Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
19 de novembro de 2015
Campinas confirma 1º caso de raiva em cachorro nos últimos 33 anos

O primeiro caso de raiva em cachorros em Campinas (SP) nos últimos 33 anos foi confirmado nesta segunda-feira (16) pela Prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o caso ocorreu em outubro, próximo ao Centro de Saúde do Aeroporto. O animal mordeu um homem de 31 anos, que foi vacinado.
Ainda de acordo com a administração municipal, o animal morava na rua e havia sido atropelado. Um morador próximo do local tentou socorrer o cachorro, quando foi mordido na mão. O cão foi recolhido pelo Departamento de Bem-Estar Animal, mas morreu no dia 31 de outubro. Foram colhidas amostras, que foram encaminhadas para o Instituto Pasteur. Nesta segunda-feira (16), foi confirmado que o animal tinha raiva, contraída pelo morcego.

O homem de 31 anos segue tomando as vacinas, que incluem cinco doses. Enquanto isso, a Prefeitura informou que tem realizado ações de bloqueio na região, orientado os moradores sobre o caso e instruindo a manterem os animais vacinados.

A administração municipal orienta ainda que não se deve entrar em contato direto com morcegos, e a Unidade de Zoonoses deve ser imediatamente acionada. O último caso de raiva em cachorro foi registrado em 1982. No ano passado houve também o registro de um caso em gato, na divisa com a cidade de Sumaré (SP).

A vacina antirrábica para cães e gatos está em falta em todo o estado de São Paulo, que não recebeu as doses do Ministério da Saúde. Cidades como Valinhos (SP) e Americana (SP) cancelaram as campanhas de vacinação.Em nota, o ministério informou que não há definição de mês específico para a realização da campanha nos estados e que a distribuição das vacinas obedece a um critério de avaliação de risco epidemiológico. Dessa forma, 13 estados são considerados prioritários e já receberam as doses. Os demais estados, incluindo São Paulo, terão à disposição a vacina a partir do mês de novembro, mas não há data, informou o órgão.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!