19 de novembro de 2015
Governo corrige o nº e MA registra sete casos de microcefalia
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (16) novos números de casos de microcefalia no Maranhão em 2015. Segundo o relatório, foram registrados sete casos no estado, e não apenas um como havia sido divulgado anteriormente pelo órgão. (Correção: O Governo do Maranhão havia dito no começo da tarde que eram seis os casos confirmados da doença no estado, mas no começo da noite atualizou o número para sete - contabilizando uma paciente da cidade de Dom Pedro. Atualizada às 19h47)
Apesar do aumento dos números de bebês com microcefalia, o secretário de Saúde, Marcos Pacheco, disse que o estado não está em surto como Pernambuco, onde foram registrados 144 casos da doença só este ano.Pacheco disse ainda que o Maranhão está sim em alerta e a secretaria está monitorando o aumento da doença. O Ministério da Saúde estuda se há relação entre o zika vírus com o crescimento dos casos de microcefalia na Região Nordeste.
Ainda segundo o secretário, é comprovado que doenças virais podem ser causadoras de má formação em fetos. O clima quente e úmido do Maranhão é um ambiente favorável para a proliferação desses vírus, portanto, o estado deve sempre permanecer em alerta.
O aumento expressivo no número de casos de microcefalia na Região Nordeste fez com que o Ministério da Saúde declarasse estado de emergência em saúde pública. Além de Pernambuco, o Rio Grande do Norte e a Paraíba também tiveram aumento no número de casos de microcefalia, registrando, respectivamente, 21 e 9 casos este ano. Em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou que a média anual de casos de microcefalia era de dez casos por estado.
Saiba mais.