Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
19 de novembro de 2015
Governo corrige o nº e MA registra sete casos de microcefalia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (16) novos números de casos de microcefalia no Maranhão em 2015. Segundo o relatório, foram registrados sete casos no estado, e não apenas um como havia sido divulgado anteriormente pelo órgão. (Correção: O Governo do Maranhão havia dito no começo da tarde que eram seis os casos confirmados da doença no estado, mas no começo da noite atualizou o número para sete - contabilizando uma paciente da cidade de Dom Pedro. Atualizada às 19h47)

Apesar do aumento dos números de bebês com microcefalia, o secretário de Saúde, Marcos Pacheco, disse que o estado não está em surto como Pernambuco, onde foram registrados 144 casos da doença só este ano.Pacheco disse ainda que o Maranhão está sim em alerta e a secretaria está monitorando o aumento da doença. O Ministério da Saúde estuda se há relação entre o zika vírus com o crescimento dos casos de microcefalia na Região Nordeste.

Ainda segundo o secretário, é comprovado que doenças virais podem ser causadoras de má formação em fetos. O clima quente e úmido do Maranhão é um ambiente favorável para a proliferação desses vírus, portanto, o estado deve sempre permanecer em alerta.

O aumento expressivo no número de casos de microcefalia na Região Nordeste fez com que o Ministério da Saúde declarasse estado de emergência em saúde pública. Além de Pernambuco, o Rio Grande do Norte e a Paraíba também tiveram aumento no número de casos de microcefalia, registrando, respectivamente, 21 e 9 casos este ano. Em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou que a média anual de casos de microcefalia era de dez casos por estado.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!