25 de novembro de 2015
Bebê com microcefalia morre no Piauí, o 5º após epidemia que atinge o Nordeste
Bebê com microcefalia nasceu e morreu ontem, em Teresina, capital do Piauí. Desde que a epidemia começou a ficar evidente no Nordeste do Brasil, no início de outubro, esta é a 5ª morte de criança que tenha nascido com a anomalia. Três outras foram registradas no Rio Grande do Norte e uma na Paraíba. O bebê Victor Hugo nasceu de 8 meses e morreu numa maternidade. A mãe da criança soube que o filho tinha microcefalia no 5º mês de gestação, após um ultrassom.
A família diz que a mãe teria contraído chikungunha, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do vírus zika. Por enquanto, para o Ministério da Saúde, é o zika o principal suspeito de ser a causa da epidemia de microcefalias no Nordeste. Os sintomas de chikungunha e zika são muito parecidos, mas bem mais leves do que os da dengue.
A Secretaria de Saúde do Piauí informou que foram confirmados 27 casos de microcefalia nos últimos 3 meses em 3 maternidades da apital. Até o momento, foram notificados 399 casos da doença em recém-nascidos de 7 estados do Nordeste, incluindo o Piauí.
Saiba mais.