Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
25 de novembro de 2015
Bebê com microcefalia morre no Piauí, o 5º após epidemia que atinge o Nordeste

Bebê com microcefalia nasceu e morreu ontem, em Teresina, capital do Piauí. Desde que a epidemia começou a ficar evidente no Nordeste do Brasil, no início de outubro, esta é a 5ª morte de criança que tenha nascido com a anomalia. Três outras foram registradas no Rio Grande do Norte e uma na Paraíba. O bebê Victor Hugo nasceu de 8 meses e morreu numa maternidade. A mãe da criança soube que o filho tinha microcefalia no 5º mês de gestação, após um ultrassom.

A família diz que a mãe teria contraído chikungunha, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do vírus zika. Por enquanto, para o Ministério da Saúde, é o zika o principal suspeito de ser a causa da epidemia de microcefalias no Nordeste. Os sintomas de chikungunha e zika são muito parecidos, mas bem mais leves do que os da dengue.

A Secretaria de Saúde do Piauí informou que foram confirmados 27 casos de microcefalia nos últimos 3 meses em 3 maternidades da apital. Até o momento, foram notificados 399 casos da doença em recém-nascidos de 7 estados do Nordeste, incluindo o Piauí.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!