Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
25 de novembro de 2015
Cidade da Galileia enfrenta surto de diarreia e vômito por falta de água tratada, Governador Valadares, MG

Sem água tratada, a cidade de Galileia, no Rio Doce, está enfrentando um surto de diarreia e vômito. Somente nesta quinta-feira (19) 15 pessoas procuraram o único centro de saúde da cidade com os sintomas. A cidade, de 7 mil habitantes, era abastecida pelo rio Doce que foi contaminado com a lama proveniente do rompimento da barragem de Fundão em Bento Rodrigues, na região Central do Estado, no último dia 5de novembro.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Meirimarcia Gonçalves Santos, os sintomas são decorrentes da má qualidade da água consumida pelos moradores por causa da dificuldade no abastecimento. “Sem água tratada, muita gente está se valendo de água de outros rios e cisternas, porém elas não são boas para beber e mesmo que utilizadas só para tomar banho, por exemplo, as pessoas podem acabar ingerindo e se contaminando”, explicou a secretária.

Ainda de acordo com ela, a cidade está sendo abastecida por caminhões-pipa cedidos pela Samarco. “A água potável não está sendo suficiente. Além disso, achamos que tem que ser fornecida água de qualidade para que as pessoas tomem banho, lavem roupa e outras necessidades”, reclamou a secretária.Meirimarcia destacou que o rio Doce era a única fonte de água potável da cidade. “Ainda não sabemos o total de pessoas doentes, mas estamos inclusive com um serviço de saúde indo às casas das pessoas e orientando-as a procurar a unidade de saúde em caso desses sintomas”, relatou.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!