Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
25 de novembro de 2015
Maternidade dá diagnóstico de bebê e nega morte por microcefalia no PI

A maternidade Santa Fé negou o diagnóstico de microcefalia em um recém-nascido que faleceu neste domingo (22/11) na unidade de saúde. Segundo nota da maternidade, o bebê apresentava ventriculomegalia bilateral e mega cisterna magna.

Segundo a maternidade, as anomalias foram “diagnosticadas através de ultrassonografia morfológica, realizada na 23ª semana de gestação e repetida na 28ª semana, confirmando a má formação cerebral da criança, descartando a possibilidade de uma morte por microcefalia”.

A Secretaria de Saúde ( Sesapi ) já havia negado o diagnóstico, apesar de confirmar que estava investigando a causa da morte da criança. A Sesapi afirmou como sendo “precipitado” tal diagnóstico.

O ministério da Saúde, semana passada, confirmou a ocorrência de dez casos da doença no Piauí, em 2015. Para a Sesapi este número chega a 27. O surto da doença atinge ainda os estados de Pernambuco – onde foram registradas 268 notificações da doença – Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Ceará e Bahia.
A principal suspeita é de que o surto da doença tenha sido provocado pelo zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. A doença foi notificada em 14 estados e estaria relacionada aos casos de má-formação de bebês. A microcefalia é uma condição rara, onde o bebê nasce com o crânio menor do que o normal.

O governo federal vai reativar uma força tarefa integrada por 17 ministérios para tentar conter o avanço da doença. Os trabalhos do grupo, que é o mesmo que atuou durante a pandemia da Gripe A, devem começar nesta semana. Além do Ministério da Saúde, a Defesa e as Forças Armadas estão entre as pastas que farão parte da ação conjunta. No Piauí, e em outros estados do Nordeste, médicos já fizeram o alerta para que mulheres adiem projetos de gravidez, para evitar o avanço da doença.

Saiba mais.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!