Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
02 de dezembro de 2015
Médicos americanos e representantes do Ministério da Saúde reunem-se sobre microcefalia

Médicos norte-americanos que fazem parte do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reuniram-se na manhã desta quarta-feira, (2/12), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife, com integrantes do Ministério da Saúde e a equipe médica da unidade de saúde. Em discussão, a relação da infecção pelo zika vírus com a microcefalia. O HUOC é responsável atualmente pelo atendimento da maior demanda de triagem e coleta de material para análise laboratorial do estado.

Participam do encontro, a portas fechadas, uma comissão de sete médicos formada por Pilar Ramon e Jairo Mendez Rico (da Opas em Washington); Carlos Melo (Opas Brasil); Giovanini Coelho e Marcelo Wada (Ministério da Saúde); Jennifer Staples (CDC de Atlanta) e Patrícia Ismeal, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

As médicas Jennifer Staples (CDC de Atlanta) e Regina Coeli, infectologista do Huoc, visitaram um bebê com microcefalia internado na unidade de saúde por conta de uma intercorrência de broncoaspiração. De acordo com a assessoria, a comissão não tem outra agenda prevista para esta quarta-feira.

Os estudiosos estrangeiros foram informados a respeito do número de bebês que apresentaram o quadro de microcefalia e o perfil dos mesmos. Eles também participaram de encontro técnico no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpqAM/Fiocruz), no bairro da Cidade Universitária. Após as visitas, uma nova reunião será realizada para que seja traçado um plano de ação conjunto entre as entidades.

“O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos é um dos principais centros de pesquisas do mundo e, neste momento, em que estamos estudando essa nova situação de saúde que passa o estado e que está sendo descrita pela primeira vez na literatura médica mundial, a experiência deles conta bastante”, comentou a secretária-executiva de Vigilância em Saúde da SES, Luciana Albuquerque.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!