Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de dezembro de 2015
Amazonas tem sete casos sob suspeita de zika vírus, diz FVS

O Amazonas possui sete casos sob suspeita de zika vírus, sendo seis mulheres em idade fértil, além de um já confirmado, segundo a Vigilância em Saúde (FVS). Manaus e mais três municípios do Amazonas entrarão em situação de emergência em saúde para concentrar esforços na 'guerra' contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da doença associada ao surto de microcefalia enfrentada na região Nordeste do País, além da dengue e a febre chikungunya.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Pedro Elias, as sete suspeitas de infecção pelo zika vírus estão aguardando o recebimento dos resultados dos exames de sorologia no Instituto Evandro Chagas, no Pará, responsável pela análise nas Regiões Norte e Nordeste.

Nesta quarta-feira (2), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta mundial para que seja reforçada a vigilância para o eventual crescimento de infecções provocadas pelo zika vírus. A OMS também sugeriu o isolamento dos pacientes. Para Albuquerque, a recomendação não resolve a situação. “Acontece que 80% das pessoas que são infectadas não apresentam os sintomas, fazem a infecção assintomática e não procuram a rede de saúde”.

Febre, manchas no corpo, olhos avermelhados, parecendo conjuntivite, são alguns dos sintomas do zika vírus que devem ser observados.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!