Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de dezembro de 2015
Secretaria do RJ estuda ligação entre zika e Síndrome de Guillain-Barré

A Secretaria Estadual de Saúde investiga a ligação entre o zika vírus e a Síndrome de Guillain-Barré. A associação é uma novidade no Brasil, e o alerta surgiu com o aumento no número de casos da síndrome em Pernambuco, segundo o RJTV.

No Estado do Rio, os médicos diagnosticaram duas mulheres com a Síndrome de Guillain-Barré no Estado do Rio. Uma delas, diagnosticada há um mês, já teve alta e não ficou com sequelas. A segunda notificação foi feita na segunda-feira (1), e a mulher está em tratamento.

A síndrome é rara, e atinge o sistema nervoso, provocando febre, dificuldade de respirar, dor de cabeça e nas articulações, dormência e fraqueza nos pés e nas pernas. Em casos mais graves, leva à paralisia dos membros.

Foi o sintoma de uma outra doença que chamou a atenção dos médicos que atenderam essas duas mulheres. Elas tinham manchas vermelhas pelo corpo - um dos sinais do zika vírus. A Secretaria Estadual de Saúde investiga se as pacientes foram contaminadas pelo mosquito Aedes aegypti antes de contrair a síndrome neurológica.

A associação do zika vírus como possível causador da Síndrome de Guillain-Barré é novidade no Brasil. O alerta surgiu na capital pernambucana.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!