Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de dezembro de 2015
Ministério da Saúde muda critério para diagnosticar a microcefalia

O ministério da Saúde acredita que o zika vírus está relacionado com o aumento dos casos de microcefalia - a má formação do cérebro dos fetos e recém-nascidos - no país.

E nesta sexta (4) mudaram as regras para o registro de casos do distúrbio. Os recém-nascidos que tiverem a circunferência do crânio menor que 32 centímetros, serão notificados. Antes, eram adotados como referência os 33 centímetros.Dos 646 casos notificados em Pernambuco, 211 seguem o novo critério que é adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Todos os bebês notificados têm a circunferência do crânio igual ou menor que 33 centímetros. Numa primeira triagem muitos casos foram descartados. Eram bebês pré-maturos ou desnutridos, por exemplo.Com a redução da medida, o ministério da Saúde espera diagnosticar com mais precisão os recém-nascidos com microcefalia.

“É importante esclarecer que todos os bebês que já foram notificados até hoje, eles vão ter garantido o atendimento na nossa rede de referência”, garante Luciana Albuquerque, Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!