Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
04 de janeiro de 2016
O que pode ser notícia em 2016?

No final do ano, a Anvisa aprovou a primeira vacina contra a dengue, com cerca de 65% de eficácia. A aprovação traz esperança de esforços concentrados, agora, para o desenvolvimento tanto de testes rápidos como de uma possível vacina contra o zika, vírus relacionado à epidemia de microcefalia que vem assustando o País.Teste e vacina para zika?

Pouco se sabe ainda sobre a patogenia do vírus (como ele ataca o sistema nervoso do feto em desenvolvimento). Não estão claras, também, outras possíveis vias de infecção, como sexual e por transfusão de sangue. Novas estratégias biológicas para controle das populações do mosquito Aedes aegypti (vetor da dengue e do zika) estão sendo testadas. Muitas novidades devem vir nesse campo.

Mas a luz vermelha acende quando se sabe que, diferentemente dos genéricos dos medicamentos tradicionais, que são cópias simples das moléculas originais, os biossimilares nunca são idênticos aos biológicos que tentam imitar.Seria importante que esses produtos similares fossem testados cientificamente, também, para cada uma das indicações para as quais, muitas vezes, os biológicos originais já receberam aval, antes de serem prescritos para os pacientes.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!