Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de janeiro de 2016
RJ registra 121 casos de microcefalia em 2015, diz Ministério da Saúde

O estado do Rio de Janeiro registrou 121 casos de microcefalia no ano passado, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Relatório de Emergência em Saúde Pública (Resp), do Ministério da Saúde. Em 2014, haviam sido registrados 10 casos da má formação, de acordo com o Sinasc.

Dos 121 casos, 102 são de bebês que já nasceram e 19 ainda estão em período de gestação. Do total de casos de microcefalia, 43 mulheres chegaram a relatar histórico de manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. O protocolo do Ministério da Saúde considera a microcefalia em bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros.

Desde 18 de novembro de 2015, quando se tornou obrigatório no Estado do Rio de Janeiro a notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele, foram noticiados 1.503 casos de grávidas com o problema. Destas, 17 tiveram a confirmação de zika vírus, mas não há confirmação se os fetos apresentam microcefalia.

A partir de junho do ano passado, quando se tornou obrigatória a notificação de casos de síndromes neurológicas com histórico de manchas vermelhas no RJ, foram noticiados 11 casos de Guillain-Barré no estado, sendo que cinco deles possuem referências às manchas, quatro estão sob investigação e dois casos foram descartados.

Saiba mais

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!