Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de janeiro de 2016
Doença transmitida por insetos pode ser responsável por 50% dos casos de dengue no Brasil

A febre do Oropouche é uma síndrome com sintomas semelhantes aos da dengue e mais comum na Amazônia .O Brasil tem sofrido com a epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No entanto, uma doença pouco conhecida pode ser a responsável por grande parte dos casos suspeitos de dengue no país. É a febre do Oropouche, uma síndrome viral transmitida por insetos. A enfermidade apresenta surtos na Amazônia Brasileira, incluindo uma epidemia recente no Pará, com 30 mil casos. Segundo informações do jornal O Globo, dois casos da doença já foram registrados fora da região, alertando para a necessidade de vigilância sanitária para síndromes virais novas, como o zika.

Ouvido pela reportagem do jornal, o professor Eurico Arruda, do Departamento de Biologia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo e considerado um dos maiores especialistas na enfermidade, declarou que o Oropouche não chamou atenção até agora por ter se limitado à Amazônia. "Os médicos precisam estar atentos. E o Brasil necessita desenvolver um protocolo para síndromes virais, e não apenas dengue, zika e chicungunha. Estamos certos que de 40% a 50% dos casos suspeitos de dengue não são de fato dengue. Médicos e população têm que ser alertados", afirma Arruda.

A febre do Oropouche é a segunda febre arboviral (transmitida por insetos) mais frequente no Brasil, perdendo apenas para a dengue. Desde os anos 60 já foram registrados mais de 500 mil casos no país. O professor acredita serem muito mais, porque casos isolados da doença normalmente não são notificados. O especialista salienta também que muitos casos que se pensa serem dengue seriam, na verdade, Oropouche.

A febre do Oropouche produz sintomas semelhantes aos da dengue e também não possui tratamento específico. O Oropouche costuma causar mais dores nos olhos e intensa fotofobia. Embora até o momento não seja letal, causa de três a cinco dias de intenso sofrimento. A volta dos sintomas após alguns dias da cura inicial é normal, e cerca de 10% dos pacientes desenvolvem meningite.

O oropouche é uma arbovirose, ou seja, é transmitida por insetos. No caso da doença, o principal vetor é o maruim ou borrachudo, muito comum em regiões próximas a florestas e manguezais de quase todo o Brasil. No entanto, testes de laboratório demonstraram que mosquitos Aedes aegypti se mostraram capazes de transmitir oropouche, aumentando a necessidade de vigilância para a síndrome.

Um dos casos registrados fora da Amazônia ocorreu no litoral do Nordeste, região mais afetada pelo Aedes aegypti. Outro indício de que o vírus circula por outras partes do Brasil foi a descoberta de um pequeno sagui infectado em Arinos, Minas Gerais.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2016/01/07/interna_brasil,620046/doenca-transmitida-por-insetos-pode-ser-responsavel-por-50-dos-casos.shtml
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!