Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de janeiro de 2016
Moradora de Mato Grosso dá à luz bebê com microcefalia em Goiânia

Uma menina com microcefalia nasceu em uma maternidade no Setor Bueno, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira (6). A mãe da recém-nascida, que mora em Querência (MT), já sabia que ela teria um problema de malformação e, por isso, optou pelo parto na capital goiana. A confirmação de que o crânio da criança mede 29 centímetros ocorreu logo após o nascimento.
De acordo com o médico York Guimarães, a menina pesa pouco mais de 2 quilos. “É um caso de microcefalia importante, pois o perímetro encefálico dela é de 29 centímetros, sendo que o normal é acima de 32, chegando a 38 centímetros. Mas ela está bem, junto da mãe, e mama normalmente”, destacou.

A mãe da menina, que não teve a identidade revelada, relatou aos médicos que teve sintomas como febre, dores e manchas no corpo no 2º mês de gestação. Por isso, o caso da recém-nascida está entre os que são analisados por suspeita de ligação com o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim, ainda não é possível confirmar se há essa relação. “Ainda não podemos fazer essa afirmação, pois é necessária a aplicação de um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Faremos a verificação dos exames realizados e a aplicação de novos testes. Então, esse processo de investigação é longo, mas o caso é considerado suspeito”, destacou.

Subiu para três os casos de zika vírus confirmados em Goiás, segundo a superintendente de Vigilância em Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Magna Carvalho. Se trata de uma mulher grávida, que mora em Goiânia, e de uma criança, de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF, que teve o diagnóstico em Brasília.

O primeiro caso confirmado havia sido de uma gestante, de 22 anos, que também mora em Santo Antônio do Descoberto. Ela deve receber os cuidados do pré-natal na capital.
Sobre o primeiro caso da doença confirmado em Goiânia, a SMS destacou que a paciente tem 33 anos e teve o diagnóstico de zika vírus na terça-feira (5), a partir de um teste de biologia molecular. Ela está no segundo trimestre de gestação, mora na região sul da capital e não fez deslocamentos para outros municípios. No total, 22 casos suspeitos de microcefalia com ligação com o zika vírus foram notificados em Goiânia e seguem em investigação, segundo a secretaria.

A Secretaria Estadual de Saúde registrou, até o último dia 18 de dezembro, 28 casos de microcefalia no estado, sendo 18 em Goiânia e os demais nas cidades do interior.

Saiba mais

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!