12 de janeiro de 2016
Nigéria em campanha de sensibilização sobre febre de lassa com 40 mortos registrados
As autoridades sanitárias nigerianas começaram uma campanha de sensibilização à escala nacional contra a febre de lassa depois de a doença fazer 40 mortos em 10 dos 36 Estados nigerianos desde janeiro de 2016.
A Agência Nacional de Gestão das Emergências (NEMA) declarou numa série de tweets este fim de semana que os Nigerianos devem responder à doença com as mesmas medidas de prevenção que eles utilizaram durante a epidemia da doença do vírus de ebola, pois os dois vírus são similares.
A NEMA aconselhou aos nigerianos a manter o seu ambiente isento de ratos, lavar os frutos e legumes e ir ao hospital « se receberem um tratamento contra o paludismo e não tiverem nenhuma melhoria no vosso estado de saúde ».
Segundo a NEMA, a febre de lassa representa uma febre hemorrágica viral aguda causada pelo vírus de lassa e identificado pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa, no Estado de Borno.
O vírus é endêmico para os roedores na África Ocidental. Os sinais e sintomas podem ser similares aos do paludismo e incluir igualmente dores de garganta, musculares, torácicas, vômitos e a diarreia. Source: PANAPRESS - Pan African News Agency
PANA SEG/AKA/TBM/IBA/FK/IZ 10jan2016