Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
14 de janeiro de 2016
Exames realizados nos EUA confirmam relação entre casos de microcefalia no RN e zika vírus

Exames realizados pelo Centro de Prevenção e Controle (CDC) dos Estados Unidos confirmaram a associação entre o zika vírus e a microcefalia em quatro casos ocorridos no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), na tarde desta terça-feira (12).

Os casos são relativos a dois abortos e dois recém-nascidos falecidos com poucas horas de vida no RN. Todos os casos foram positivos para zika vírus usando PCR (método de avaliação), e as amostras do cérebro dos dois recém-nascidos submetidas à análise imunohistoquímica foram positivas. Ambos apresentavam microcefalia e outras má formações.

De acordo com a investigação clínico-epidemiológica feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), todas as gestantes apresentaram febre e exantema (manchas vermelhas) durante a gestação. Em relação aos casos de aborto, as amostras foram testadas para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes vírus e dengue, todas com resultados negativos. “A investigação é resultado da cooperação internacional do Centro de Prevenção e Controle (CDC) com o Ministério da Saúde”, informou a coordenadora da CPS, Cláudia Frederico.

Tribuna do Norte Online

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!