Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
14 de janeiro de 2016
Identificados casos de Gripe A no Hospital de Santarém, situação controlada, Portugal

A administração do Hospital de Santarém confirmou hoje à Lusa que foram identificados casos de gripe A em alguns doentes e profissionais, mas referiu que a situação está controlada e que os cuidados aos doentes estão assegurados.Porém não informaram quantos casos foram identificados até ao momento.

Na terça-feira, Augusto Figueiredo, do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Santarém, disse à Lusa, no final de uma audiência na Comissão Parlamentar de Saúde, que a equipa do Serviço de Cardiologia se encontra "desfalcada", com vários enfermeiros de baixa, devido a um surto de gripe A surgido no Hospital de Santarém.

José Josué assegurou que o surto "não afetou as equipas" e que os casos detetados não são em número significativo.

A estirpe do vírus da gripe A-H1N1 surgiu em 2009, numa combinação de vírus que não tinha sido observada antes, tendo-se tornado sazonal, em co-circulação com outros vírus 'Influenza', e tratada com uma nova classe de antivirais.Também na Guarda foram registados casos de gripe A: a Unidade Local de Saúde anunciou na terça-feira que o serviço de urgências diagnosticou este mês 13 situações.

Hoje, a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que o vírus da gripe A diagnosticado na Guarda não é pandémico e é menos perigoso do que o verificado há seis anos. Graça Freitas afirma “não haver motivos para alarme” e assegura que as autoridades de saúde “estão atentas”.

Agência Lusa

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!