18 de janeiro de 2016
Confirmado caso importado de zika vírus em Silvânia, GO
Foi confirmado nesta quarta (13), um caso de zika vírus em Silvânia em Goiás. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a coordenadora Marlene Oliveira, a pessoa contraiu a doença no estado do Tocantins e posteriormente veio para Silvânia. O caso somente foi confirmado após rigoroso levantamento clínico.
"Há registro de outros casos confirmados da doença em familiares dessa pessoa, todos contaminados na cidade de Paraíso - TO. Mesmo que essa contaminação não tenha ocorrido em nosso município, há uma preocupação da secretaria e do núcleo de vigilância para que não haja proliferação da doença por meio da contaminação de mosquitos, agente transmissor do zika", explica a coordenadora.
Ainda segundo ela, a secretaria de estado da saúde foi notificada sobre o caso e medidas para controle do Aedes aegypti foram tomadas de imediato em toda localidade onde essa pessoa reside.
"Estamos dando ciência a comunidade sobre esse caso, visando orientar quanto aos cuidados que cada pessoa necessita fazer em sua casa, lote e empresa, para combate e erradicação do mosquito Aedes aegypti, agente principal causador dessa e de outras duas doenças, como a dengue e chikungunya", pontua.
Uma grande força tarefa acontecerá em Silvânia, no dia 16, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, Defesa Civil em parceria com mineradores, ceramistas, instituições locais e 3º Batalhão Bombeiro Militar de Anápolis.O objetivo desse mutirão é realizar o recolhimento de entulhos, que devem ser retirados dos quintais de residências pelos moradores até sexta-feira (15). Lotes e residências em que não hajam moradores, os proprietários serão notificados, não havendo a limpeza desses locais, o Ministério Público deverá intervir diretamente, podendo inclusive ser iniciada uma ação judicial em desfavor do proprietário, além da aplicação de multa.
http://www.radioriovermelho.com.br/site/noticia.php?id=13069