18 de janeiro de 2016
Dez milhões de pessoas em risco na Etiópia devido a pior seca em 30 anos
A pior seca na Etiópia em 30 anos ameaça a segurança alimentar de 10,2 milhões de pessoas no país, alertou hoje a ONU, que apresentou um plano de emergência para proteger o gado e as culturas.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) assinalou numa nota que o fenómeno El Niño, o mais forte das últimas décadas, causou perdas repetidas das culturas e dizimou rebanhos naquele país do Corno de África.
"As perspetivas para 2016 são muito desanimadoras", disse o representante da FAO na Etiópia, Amadou Allahoury, salientando que a campanha que agora começa será decisiva.O novo plano da FAO visa ajudar este ano 1,8 milhões de agricultores e criadores de gado, exigindo numa primeira fase verbas de 45,8 milhões de euros.
A iniciativa prevê a distribuição de sementes, assim como de vacinas para os animais, incluindo também projetos de irrigação.
A FAO está a aplicar planos para fazer frente às consequências do El Niño em 20 países da África, Ásia, Pacífico Sul, América Latina e Caraíbas.
http://www.lusa.pt