22 de janeiro de 2016
Vírus zika matou 49 bebês em 3 meses
Uma assustadora complicação de saúde provocada pelo vírus zika, a microcefalia, provocou a morte de 49 bebés no Brasil em apenas três meses, confirmou ontem ao Correio da Manhã o Ministério da Saúde brasileiro. Há registos da doença em 21 dos 27 estados brasileiros, mas a situação é mais grave nos estados do nordeste do país, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Paraíba.
Os dados referem-se somente ao período entre 22 de outubro do ano passado, quando o ministério passou a monitorar a doença, e o dia 16 deste mês, quando, em todo o país, foram notificados 3893 casos de microcefalia em bebés cujas mães foram contaminadas pelo vírus.
Estudos de investigadores do Instituto Carlos Chagas e da Fundação Instituto de Pesquisas Oswaldo Cruz confirmaram esta semana que o zika é capaz de atravessar a placenta e atingir o feto, com resultados nocivos. O governo não tem dados exatos sobre o zika, que é transmitido através do mosquito ‘Aedes aegypti’, o mesmo da dengue. Apesar disso, estimativas dão conta de que o Brasil terá entre 400 mil e 1,4 milhões de pessoas contaminadas.
Fonte: Correio da Manhã