Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
22 de janeiro de 2016
Carnes: Novos casos de influenza aviária nos EUA motivam alerta no Brasil, RS

O anúncio da presença de uma nova cepa do vírus da Influenza aviária nos Estados Unidos volta a colocar o Brasil em alerta. O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa/RS) orienta os produtores do estado a continuarem com os procedimentos de biosseguridade, restringindo o acesso às granjas e observando a procedência de material genético. "Em 2015 já havíamos emitido um comunicado aos avicultores, para que redobrassem a atenção às orientações oficiais quanto à segurança para evitar o ingresso da enfermidade no país", afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.

Junto com os cuidados para evitar a entrada da doença, está a oportunidade para os produtores brasileiros. "Alguns países, como o México, já falam em restringir a compra de carne de frango norte-americano, caso a doença progrida por lá. Por isso é fundamental que mantenhamos nosso status sanitário para conquistar este espaço", explica Kerber.

O diretor da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) - entidade que integra o Fundesa - José Eduardo dos Santos, afirma que há preocupação com o ingresso de produtos e pessoas através de portos e aeroportos. "Estamos pedindo para que os órgãos oficiais redobrem os cuidados nestas portas de entrada no território brasileiro. Sanidade é nossa prioridade", explica. Santos também salienta que a realização das Olimpíadas no país este ano também é motivo de cuidados elevados. As informações partem da assessoria de imprensa do Fundesa.

Fonte: Safras & Mercado-BR
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!