Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
04 de fevereiro de 2016
Argentina confirma segundo caso de zika em homem que viajou para Venezuela

As autoridades sanitárias argentinas confirmaram nesta quarta-feira, 3 , o segundo caso de zika registrado no país, diagnosticado em um homem de 68 anos com antecedentes de viagem à Ilha Margarita, na Venezuela, onde presumivelmente contraiu o vírus.

"Trata-se de um caso isolado", garantiu o ministro da Saúde da província de Córdoba, Francisco Fortuna, ao canal de notícias "TN".

Fortuna descartou o risco de contágio, ao explicar que o paciente, que já se recuperou da doença, vive em uma aldeia da serra cordovesa na qual não foi detectado o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika.

O primeiro caso de zika no país sul-americano foi confirmado na semana passada. Trata-se de uma jovem colombiana residente em Buenos Aires que viajou para seu país natal e adoeceu, como confirmaram testes posteriores realizados a seu retorno à Argentina. Da mesma forma que a dengue e a chikungunya, o zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas similares, como febre e dor de cabeça e nas articulações, embora a principal diferença é que o zika provoca também conjuntivites. O vírus pode chegar a causar artrites crônicas, foi vinculado com más-formações fetais e seus sintomas duram cerca de uma semana.

Fonte : Agência EFE

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!