Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
04 de fevereiro de 2016
Possibilidade de contágio da zika por contato sexual preocupa a OMS, Texas

O relato de um paciente de zika nos Estados Unidos que supostamente teria contraído o vírus por contato sexual provocou preocupação na Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Aedes aegypti existe nos Estados Unidos. Mas até onde se sabe, nenhum mosquito transmitiu o zika vírus lá. Os cerca de 30 americanos infectados pegaram a doença em outros países.Agora, apareceu um caso diferente. O Serviço de Saúde de Dallas, no Texas, confirmou que o zika vírus foi transmitido por relação sexual: "O paciente foi infectado depois de manter contato sexual com uma pessoa doente que tinha voltado da Venezuela.”

As autoridades não informaram se quem pegou a doença é homem ou mulher. Apenas que nenhum dos dois pacientes é mulher grávida. O CDC, Centro Federal de Controle de Doenças, foi mais cauteloso do que o Serviço de Saúde de Dallas: disse que é provável que a infecção tenha acontecido por contato sexual. E avisou que nos próximos dias vai preparar um guia sobre como evitar a transmissão do zika vírus por relação sexual. Uma das orientações é usar camisinha.

O diretor do CDC disse que, se um homem com zika faz sexo com uma mulher, existe o risco de a mulher se infectar também.Nesta quarta-feira (3), a OMS lembrou que a doença está se espalhando por causa dos mosquitos. Mas defendeu que o caso nos Estados Unidos seja olhado com atenção. O porta-voz da organização disse: "É importante agora estudar com cuidado essa possível transmissão sexual.”

A ministra de Saúde da França e o Serviço de Saúde Pública da Inglaterra também defenderam o uso de camisinha, principalmente para os parceiros de mulheres grávidas. O professor Lawrence Gostin, especialista em Saúde Pública da Universidade de Georgetown, disse que a transmissão pelos mosquitos vai continuar sendo a que mais espalha a doença, mas que a possibilidade de transmissão sexual torna a situação ainda mais grave.

Fonte: Jornal Nacional
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!