Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
04 de fevereiro de 2016
Brasil garante que zika "está sob controle"

Na semana passada, a OMS alertou que a enfermidade chegaria a toda a América Latina, exceto ao Chile e Canadá, onde não há mosquito Aedes aegypti. A movimentação de viajantes por países em que o zika se tornou uma ameaça sanitária, como Brasil e Colômbia, é a principal preocupação de países em que os casos ainda são isolados. “É provável que turistas que visitaram o Brasil regressem com a doença. Resta saber se será em número suficiente para causar um surto na Argentina”, afirmou o ministro de Saúde argentino, Jorge Lemus.

Depois de uma análise em tempo recorde, cerca de 20 dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização no Brasil de cinco testes, de uso em laboratório, para diagnóstico de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Três deles são capazes de detectar o vírus zika, relacionado à epidemia de microcefalia no Brasil. O tempo para o resultado varia de acordo com o produto: de algumas horas a até três dias, segundo a Anvisa. A partir da autorização para comercialização dos testes, publicada ontem, 3 , no Diário Oficial da União, as empresas já podem começar a vendê-los. Os laboratórios que receberam o aval da Anvisa são o Euroimmun e o Quibasa.

“Estamos preocupados com este informe que aponta para transmissão sexual, já que esse seria o segundo caso em que uma pessoa que adquiriu o vírus por esse meio”, indicou a OMS. Outro caso, em 2014, na Polinésia Francesa também mostrou este tipo de contaminação. Um grupo de cientistas vai agora apurar o caso registrado nos Estados Unidos e tentar identificar como o vírus de fato trabalha. As autoridades americanas alertam para que se evite contato com “sêmen de alguém que tenha sido exposto ao zika”.

Fonte : Estado de Minas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!