Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
14 de março de 2016
Projeto de mosquito resistente às doenças é estudado, Colômbia

O vírus zika se espalhou por 250 cidades e vilarejos na Colômbia e está em Cúcuta, cidade de 650 mil habitantes na fronteira com a Venezuela que fica em uma área onde atuam os mosquitos que transmitem o vírus, além de duas outras doenças, a dengue e a chikungunya. Nas ruas da cidade, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha tido zika ou que não conheça alguém que teve. Famílias inteiras apresentaram os sintomas.

Para reagir à doença, autoridades colombianas pediram que as mulheres adiassem a gravidez por alguns meses, até que se saiba mais sobre o vírus e seus efeitos para os bebês. Mas, nos últimos meses, o país vem desenvolvendo o que poderia ser uma forma inovadora de controlar a doença. Iván Darío Vélez, especialista em doenças tropicais da Universidade de Antioquia, na Colômbia, disse que os cientistas de lá haviam criado com sucesso um mosquito resistente a zika, chikungunya, dengue e febre amarela. Para criar a cepa, Vélez infectou mosquitos com bactérias que evitam que os insetos transportem o vírus.

Quando esses mosquitos se reproduzem com aqueles suscetíveis à doença, seus descendentes estarão protegidos.– Os resultados são animadores – disse Vélez, citando um recente projeto piloto perto de Medellín, no qual 80% dos mosquitos foram impossibilitados de transmitir o vírus zika.

Fonte : Zero Hora
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!