15 de março de 2016
Zimbabué enfrenta pior crise de desnutrição em 15 anos, alerta Unicef
O Zimbabué enfrenta a sua pior crise de desnutrição em 15 anos, com dezenas de milhares de crianças a necessitarem de tratamento urgente, alertou hoje a Unicef.
A falta de chuva que resulta do fenômeno meteorológico El Niño tem dificultado a produção de alimentos e a diminuição das reservas deixaram muitas pessoas em zonas rurais do Zimbabué com insuficiente comida.
O número de famílias com fome duplicou nos últimos oito meses e "cerca de 33.000 crianças precisam de tratamento urgente para a desnutrição aguda grave", disse num comunicado Jane Muita, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
"Não víamos estes níveis de desnutrição há mais de 15 anos e... é preciso fazer mais para evitar que esta crise fique fora de controlo", adiantou.
A responsável disse ainda que "a falta de água também está a expor as crianças a maiores riscos de diarreia, febre tifoide e outras doenças transmitidas através da água, incluindo a cólera".
A Unicef pediu 21 milhões de dólares (18,8 milhões de euros) de ajuda para dar resposta às necessidades das crianças no Zimbabué.
Fonte: Agência Lusa