Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de março de 2016
Dona de casa relata desafio de cuidar de bebê com microcefalia no RJ

Em janeiro deste ano, a dona de casa Fabiane Lopes deu à luz uma menina com microcefalia. Sozinha e sem recursos, ela busca o atendimento adequado para filha Valentina e clama pela ajuda das autoridades do Rio de Janeiro. Conforme mostrou o RJTV, durante a gravidez, Fabiane teve uma infecção, mas não sabe se foi provocada pelo vírus da zika. Após um exame de ultrassonografia, ela descobriu que a filha tinha microcefalia. Ela nunca tinha ouvido falar da doença.

“Eu tento me acalmar porque eu não posso entrar em desespero. Eu sei que vai ter muitos problemas a frente”, disse Fabiane, que foi abandonada pelo pai da criança. “O pai dela negou ela. Por ele, se ela vivesse ou morrer... E até hoje ele não procurou ela”. Fabiane conta que a maior dificuldade enfrentada até agora é conseguir atendimento adequado para a filha, que precisa ser avaliada por profissionais de diferentes áreas médicas. Ela aguarda a realização de exames importantes, como um que irá detectar se a criança tem a visão comprometida.

“O mais urgente é esse eletro [eletroencefalograma] para saber o motivo dessas convulsão que ela dá, porque mesmo tomando remédio ela ainda dá convulsão”, desabafou Fabiane. Sem emprego e sem amparo, ela disse ainda que vive de doações e que não consegue pagar as passagens pra ir ao hospital para que a filha seja examinada. Depois que o RJTV consultou a Secretaria Estadual de Saúde, a Fabiane recebeu uma ligação do Instituto do Cérebro. Na quinta-feira,17, ela vai fazer a primeira avaliação com os profissionais do instituto. O hospital vai atender todos os bebês com diagnóstico de microcefalia, nascidos a partir de junho do ano passado. Para ter informações, as mães podem ligar para o 0800 600 4006.

Fonte: G1

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!