Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de março de 2016
Casos de tuberculose ainda preocupam gestores de saúde de Alagoas

Alagoas registrou no ano passado 906 novos casos de tuberculose.A doença afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Para alertar a população sobre a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com uma série de atividades em parceria com os municípios, como parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, que ocorrerá no dia 24. Dados mostram que foram notificados mundialmente 5,8 milhões de casos e no Brasil 70 mil, isso no ano de 2014.

Por isso, os gestores de saúde realizam anualmente a mobilização como uma estratégia de mobilização e conscientização, como também difusão dos sinais iniciais. “A campanha ocorre o ano todo para intensificar as ações que ajudem a combater a doença. É importante difundir informações e mostrar para a população que a tuberculose tem cura e remédio gratuito nas unidades de saúde”, lembra Ivete Tenório, Coordenadora Estadual de Combate à Tuberculose.

Ivete informou que a média de abandono do tratamento continua alta. Em Alagoas em 2014, dos 1.115 novos casos notificados, 8,8% abandonaram, quando a OMS preconiza 5,5%. O índice de cura também está abaixo do preconizado pela OMS, dos casos registrados há dois anos, apenas 59,6% evoluíram para cura, quando o previsto é, no mínimo 85%. Segundo Ivete, do total de casos, 50% ocorreram em Maceió.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!