Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de março de 2016
Amazonas tem 33 casos confirmados de meningite e nove mortes, em 2015

O Amazonas registrou nove mortes por meningite, no ano passado, conforme levantamento do Ministério da Saúde (MS). De acordo com órgão, este ano, um caso confirmado já foi notificado, no estado. A doença contagiosa pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos, e pode levar à morte em menos de 24 horas.

As crianças foram as principais vítimas fatais da meningite meningocócica (causada por bactéria). De acordo com o levantamento, cinco crianças de até 7 anos não resistiram à doença. Ao todo, em 2015, 33 casos de meningite foram confirmados, segundo relatório da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), coletado com base no Sistema de Informação por Morte (SIM) do MS. A faixa etária que compreendeu maior número de diagnóstico da doença foi entre as crianças e jovens de 5 a 19 anos, que somaram 57% dos casos.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a doença inicia com um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções.
Febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele ou hematomas são os principais sinais. O diretor-presidente da FVS explica que o diagnóstico inicial, principalmente entre as crianças, é complicado porque é facilmente confundido com outras doenças.

Nos períodos de baixa temperatura e muita chuva, como no inverno amazônico, a transmissão é maior, segundo Bernardino. Ele recomenda evitar aglomerações para não entrar em contato com pessoas infectadas. Outras medidas importantes, de acordo com Albuquerque, são a higienização das mãos, higienização e ventilação dos ambientes e cuidado com os alimentos.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!