Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de março de 2016
Com 823 casos de malária, Rodrigues Alves decreta situação de emergência, AC

Uma das cidades acreanas com maior incidência de malária em 2015, Rodrigues Alves, a 627 km de Rio Branco, continua a registrar altos índices da doença. Segundo a Coordenação de Endemias do município, nos dois primeiros meses de 2016 foram confirmados 823 casos da doença. Por isso, a prefeitura decretou, nesta segunda-feira (14), situação de emergência por causa da doença.

O número de casos confirmados da doença é 34% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 610 casos. Durante todo o ano de 2015, ao menos 5.266 pessoas, na cidade de 16 mil habitantes, foram infectadas.
A zona rural, onde vive 78% da população, concentra a maior parte dos casos, 95%. O problema, segundo a Coordenação de Endemias da cidade, é que faltam recursos para atender essas comunidades.

"Já estamos em estado de epidemia. Se não houver a contratação imediata de agentes, corremos o risco de ter novamente uma grande epidemia na cidade. Além da malária, já encontramos também a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Se não tivermos pessoas para trabalhar nessas áreas, viveremos uma situação caótica, mas encontramo-nos de mãos atadas”, lamenta o coordenador do setor, Raimundo Pinheiro.

Segundo o prefeito Francisco Ernilson : "a epidemia de malária está muito grande e tivemos os casos de doença de chagas confirmados na cidade. Não tenho alternativa a não ser decretar estado de emergência para poder contratar pessoas para trabalhar no combate a estas doenças”, finaliza.O tratamento da malária é simples e eficaz, mas, se a doença não for tratada, ela pode matar.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!