16 de março de 2016
Com 823 casos de malária, Rodrigues Alves decreta situação de emergência, AC
Uma das cidades acreanas com maior incidência de malária em 2015, Rodrigues Alves, a 627 km de Rio Branco, continua a registrar altos índices da doença. Segundo a Coordenação de Endemias do município, nos dois primeiros meses de 2016 foram confirmados 823 casos da doença. Por isso, a prefeitura decretou, nesta segunda-feira (14), situação de emergência por causa da doença.
O número de casos confirmados da doença é 34% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 610 casos. Durante todo o ano de 2015, ao menos 5.266 pessoas, na cidade de 16 mil habitantes, foram infectadas.
A zona rural, onde vive 78% da população, concentra a maior parte dos casos, 95%. O problema, segundo a Coordenação de Endemias da cidade, é que faltam recursos para atender essas comunidades.
"Já estamos em estado de epidemia. Se não houver a contratação imediata de agentes, corremos o risco de ter novamente uma grande epidemia na cidade. Além da malária, já encontramos também a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Se não tivermos pessoas para trabalhar nessas áreas, viveremos uma situação caótica, mas encontramo-nos de mãos atadas”, lamenta o coordenador do setor, Raimundo Pinheiro.
Segundo o prefeito Francisco Ernilson : "a epidemia de malária está muito grande e tivemos os casos de doença de chagas confirmados na cidade. Não tenho alternativa a não ser decretar estado de emergência para poder contratar pessoas para trabalhar no combate a estas doenças”, finaliza.O tratamento da malária é simples e eficaz, mas, se a doença não for tratada, ela pode matar.
Saiba mais.