Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
17 de março de 2016
Oiapoque registra 100 casos de malária em aldeias indígenas, no AP

Mais de 100 casos de malária foram registrados em 52 aldeias indígenas do município do Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, até o dia 14 março deste ano. A informação é da Coordenação de Vigilância e Saúde (CVS) do Amapá. Em 2015 foram 1.030 casos, desses 58% ocorreram nas áreas indígenas.

Os números deixaram em alerta a Promotoria de Saúde, que reuniu com autoridades locais para discutir medidas de combate ao avanço da doença e a proliferação do mosquito Anopheles, transmissor da malária.

O chefe da Vigilância Ambiental da CVS, Emanuel Bentes, alertou sobre os casos de malária na forma mais grave, a falciparum, que tem os mesmos sintomas da malária vivax, só que mais forte. Esse estágio da doença ataca principalmente o fígado e o baço, não havendo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, pode levar a morte.

Em 2015 o Amapá registrou 3.019 casos de malária, segundo a CVS. De 1º janeiro a 14 de março de 2016 já foram contabilizadas 2.111 pessoas com a doença, 30% a menos que no mesmo período no ano passado.Dados da vigilância mostram que 175 pessoas contraíram a falciparum em 2015. Até março desse ano, o estado registrou 299 infectados com a forma grave da doença.“Os municípios estão voltados para o controle do Aedes aegypti, mas nós temos que atentar também para a questão da malária ", reforçou Bentes.

Saiba mais.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!