18 de março de 2016
Vacina contra dengue é 100% eficaz, diz estudo, EUA
Uma vacina experimental contra a dengue, o vírus mais comum transmitido por um mosquito, foi 100% eficaz em seus primeiros testes, resultados que poderiam acelerar a criação de uma vacina contra a zika - disseram pesquisadores nesta quarta-feira,16.
A dengue, da mesma família dos flavivírus da zika, infecta cerca de 390 milhões de pessoas por ano em mais de 120 países. A cada ano mais de dois milhões de pessoas desenvolvem a dengue hemorrágica, que pode levar a dores de cabeça severas, erupção cutânea e dor atrás dos olhos, articulações, músculos e ossos. Mais de 25.000 pessoas morrem de dengue hemorrágica a cada ano.
"Sabendo o que sabemos sobre esta nova vacina, temos a certeza que vai funcionar", disse Anna Durbin, professora associada de medicina internacional na Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins e principal autora do estudo.
A vacina candidata, conhecida como TV003, foi testada num grupo de 48 pessoas. Metade delas foram vacinadas e a outra metade recebeu um placebo.
A TV003 foi conduzida por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos a partir de uma mistura de vírus fracos mas vivos, cada um dos quais apontam para os quatro sorotipos de dengue.
O estudo foi realizado nos Estados Unidos, onde a dengue não circula na população. Isto ajudou os investigadores na identificação da eficácia da vacina em pessoas que não tinham sido previamente expostas a qualquer estirpe de dengue.No mês passado, fevereiro, começou no Brasil um teste mais amplo de fase 3. Esta é uma das várias vacinas candidatas atualmente em período de ensaios clínicos.
Fonte: Agence France Presse