Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
21 de março de 2016
Com aval do MP, Aedes transgênico vai para centro de Piracicaba ,SP

O Ministério Público Estadual (MPE) não vai se opor à expansão do projeto do Aedes aegypti geneticamente modificado para a região central de Piracicaba, no interior de São Paulo. A cidade é a primeira no estado a adotar o mosquito transgênico para reduzir a população do inseto com potencial para transmitir a dengue, febre chicungunya e zika vírus. O projeto piloto está sendo realizado desde abril de 2015 no bairro Cecap/Eldorado e já reduziu em 82% a quantidade de larvas selvagens, em comparação com bairros onde não foi feita a experiência.

Ativistas ambientais entraram com representação no MPE, alegando falta de estudos sobre a transmissão do zika vírus pelo mosquito e, ainda, que a eficácia do Aedes transgênico no bairro não foi demonstrada de forma satisfatória. O projeto é desenvolvido pela prefeitura em parceria com a empresa Oxitec. Empresa e município já prestaram as informações pedida pelo MPE.

No dia 11 deste mês, o Centro de Medicina Veterinária da Agência de Alimentos e Drogas (FDA) dos Estados Unidos, deu parecer preliminar considerando que o uso do mosquito transgênico da Oxitec não traz impacto significativo ao meio ambiente - os mosquitos estão sendo testados no estado da Flórida. No Brasil, o emprego da tecnologia foi liberado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio), mas ainda aguarda parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Saiba mais.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!