21 de março de 2016
Secretaria de Saúde investiga casos de caxumba em Florianópolis, SC
A notícia de um possível surto de caxumba deixou a população da Grande Florianópolis em alerta nesta sexta-feira, 18. A cantora, e ex-participante do The Voice Brasil, Bruna Góes compartilhou em suas redes sociais uma foto onde aparece com soro na emergência do pronto socorro da Unimed após ter sido diagnosticada com a doença. Em pouco tempo, a notícia se espalhou e vários casos de caxumba entre os jovens foram relatados.
Se eu fosse vocês eu dava uma evitada em baladinha, cineminha e lugares fechados por hora. Confiram na carteirinha de vacinação de vocês se tomaram a triplice, que o negócio tá seríssimo! disse Bruna.Quando eu fui ser atendida, o médico disse que eu era o quinto caso com caxumba em 3 dias que passava por ele. Até o momento, a Secretaria recebeu duas notificações sobre casos de caxumba e está investigando junto à Vigilância Epidemiológica a situação. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina Vidor, disse: – É comum que isto aconteça em períodos de mudança de estação.
É importante que jovens e crianças estejam atentos à caderneta de vacinação e os adultos, em caso de dúvida se tomou ou não, podem ir ao posto de saúde e tomar novamente. É sempre melhor uma dose a mais do que a menos – salientou. A prevenção da doença é por meio das vacinas Tetraviral ou triviral. Para as crianças, têm esquemas de reforço de dose e os postos de saúde oferecem gratuitamente.
Saiba mais.