21 de março de 2016
Crianças de 0-5 anos são as mais atingidas por malária em Nampula, África
As crianças com idades compreendidas entre 0-5 anos de idade lideram o número de pessoas com o diagnóstico positivo da malária na província nortenha moçambicana de Nampula. Só nos últimos dois meses houve 148.545 casos contra 124.142 registados em pessoas com idade maior de cinco anos.
Dados facultados a AIM pela Direção Provincial de Saúde em Nampula dão conta que os distritos de Nampula, Moma, Monapo e Ribàué são as regiões que contribuíram para o aumento de casos de malária em crianças na província. Nos últimos dois meses a epidemia matou 46 petizes.
Entretanto, no geral os casos da malária tendem a subir em Nampula. No período em alusão, o setor de saúde notificou 306.487 ocorrências da doença contra 288.924 do período homólogo do ano passado com 70 óbitos. O maior número de mortes registou-se em crianças menores de cinco anos de idade.
Falando quarta-feira,16, em conferencia de imprensa, Américo Barata, chefe do Departamento de Saúde Pública na Direcção provincial de Saúde em Nampula , explicou que as crianças menores de cinco de anos de idade são pessoas mais vulneráveis à malaria, razão pela qual os números de casos notificados e mortes superam o de adultos na província.
Fonte: Agência de Informação de Moçambique (AIM).