Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
22 de março de 2016
Na Semana da Água: um bem que não chegou para todos

Dia 23 de março – Dia Mundial da água.

Em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a água potável segura e limpa e o saneamento como direitos humanos. A conceituada autora canadense e ativista Maude Barlow aponta em seu livro: “ Água, Futuro Azul “ que a água só não foi incluída na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 porque, na época, ninguém conseguia conceber um mundo com escassez de água potável. A história mostrou um desfecho bem diferente.

Segundo a autora, atualmente, 3,6 milhões de pessoas no mundo (das quais 1,5 milhão de crianças) morrem todos os anos de doenças relacionadas à agua. Em 2030, a estimativa é de que quase 70% da população mundial corram o risco de viver sem saneamento.

Para muitos, o ato de abrir a torneira e encontrar água todos os dias é algo tão corriqueiro que parece difícil imaginar uma vida diferente. No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) relata que, em vários países, mulheres passam até cinco ou seis horas por dia em busca de água e levam as crianças com elas. Na visão da autora, o direito à água não é um vale-tudo, permitindo que qualquer um use a quantidade que bem entender para qualquer finalidade. Em vez disso, afirma, o direito garante água potável limpa e acessível, assim como saneamento, para uso pessoal e doméstico, para todos.

Fonte: A Notícia
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!