22 de março de 2016
Cerca de 1,8 mil milhões podem estar a beber água contaminada com fezes – UNICEF
Hoje, véspera do Dia Mundial da Água ,22, a agência da ONU para a Infância recorda que em 2015, ano em que terminou a era dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), 663 milhões de pessoas em todo o mundo continuavam a não ter água potável de fontes melhoradas, que visam evitar o contacto da água com dejetos humanos e outros poluentes. A UNICEF diz que mesmo as pessoas que têm acesso a estas fontes melhoradas não estão a salvo da contaminação”.
"Um total estimado de 1,8 mil milhões de pessoas podem estar a beber água contaminada pela bactéria Escherichia coli -- o que significa que existe matéria fecal na água que consomem, mesmo quando esta provém de fontes melhoradas".Segundo a UNICEF, o saneamento precário, afeta 2,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo.
Quase mil milhões de pessoas, praticam defecação ao ar livre, "o que significa que em muitos países e comunidades as fezes podem infiltrar-se de tal modo que mesmo as fontes de água melhoradas podem ficar contaminadas".
Os mais vulneráveis são as cerca de 160 milhões de crianças menores de cinco anos que vivem em zonas de elevado risco de seca.
Para assinalar o Dia Mundial da Água, a agência da ONU lança na terça-feira, 22 uma campanha no Instagram que visa alertar para o impacto das alterações climáticas nas crianças e apelar à participação de todos.
Fonte: Agência Lusa