Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
29 de março de 2016
Registrada 3ª morte por gripe A em 2016

A gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC), Vanessa Vieira da Silva, faz uma ressalva:

– Os subtipos de H3N2 e influenza B não são os mesmo da vacina de 2015, eles mudaram. Então, por isso, fazer uma vacinação com alguma dose que tenha restado de 2015 não vai ser efetivo. É necessário que se faça uma nova campanha com a vacina deste ano. E a pessoa que faz parte do grupo prioritário precisa se vacinar novamente anualmente.

Segundo o superintendente da Dive-SC, Fabio Gaudenzi, a vacinação é apenas um dos elementos da prevenção. A eficácia dela gira em torno de 60%. Por isso, se alguma pessoa apresentar alguns sintomas da doença mesmo após a imunização, deve procurar a unidade de saúde. Além disso, lavar as mãos, arejar o ambiente e procurar tratamento assim que os sintomas aparecerem são fatores que ajudam na prevenção e eficácia do tratamento.

Um dos desafios para as autoridades de saúde é a demora do paciente para buscar ajuda. – O medicamento que é utilizado, para ter um efeito satisfatório, precisa ser introduzido em até 48 horas após o início dos sintomas – diz. Terceira morte por gripe A deste ano foi de um morador de Guaramirim, que tinha 49 anos e estava internado em Jaraguá do Sul. Segundo a gerente de Vigilância e Saúde de Guaramirim, Luciana Leite, o paciente tinha diabetes e hipertensão. Apesar da morte ter sido em 29 de fevereiro, a Dive-SC só recebeu a notificação oficial ontem,28 de março.

Fonte: A Notícia
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!