29 de março de 2016
Tuberculose ainda preocupante na Zambezia, África
A província central da Zambézia registrou uma ligeira redução de casos da tuberculose ao notificar no ano passado 124 mortes causadas pela doença, o que representa um decréscimo em 47 casos comparativamente com os 171 óbitos assinalados em 2014. Não obstante a redução,as autoridades sanitárias estão preocupadas com os casos de tuberculose multirresistente, cuja cura não exige apenas muitos investimentos mas também um período prolongado de tratamento, estimado em dois anos.
Segundo o diretor provincial da Saúde na Zambézia, Hidayat Kassim, houve um esforço para reduzir este tipo de tuberculose. Kassim entende que há ainda muito trabalho por se realizar nos próximos tempos para despistar a doença, nomeadamente o diagnóstico precoce e tratamento. A taxa de abandono e de óbitos, apesar de estarem abaixo de cinco por cento, constituem também uma outra preocupação.
No quadro de medidas em vista para o ano em curso, destaca-se a formação de clínicos no diagnóstico e tratamento da tuberculose infantil e tuberculose multirresistente.
Kassim disse que as taxas de tuberculose têm vindo a aumentar devido aos pacientes que vivem com o HIV. Nas actividades colaborativas HIV/Tuberculose, o tratamento anti-retroviral nos doentes infectados aumentou na ordem de dois por cento, ao se inscreverem no tratamento 3185 pacientes em 2015, contra 2972 no ano anterior.
Fonte: Agência de Informaçao de Moçambique (AIM).