Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
30 de março de 2016
Zika pode usar proteína como entrada para células-tronco neurais, diz estudo

Pesquisa americana dá pista para explicar por que zika tem efeitos como a microcefalia. A razão pela qual o vírus da zika parece ter uma atração especial pelas células-tronco neurais humanas - capazes de formar vários tipos de células cerebrais - pode ter relação com uma proteína abundante em sua superfície: o recetor AXL. A conclusão é de um estudo americano publicado na revista "Cell Press" nesta terça-feira (29).

Quando o surto de zika e de microcefalia começou a alarmar o mundo, cientistas da Universidade da Califórnia se lembraram de que vírus parecidos com o zika, como o da dengue, parecem usar o receptor AXL como porta de entrada para infecções, de acordo com estudos feitos anteriormente. Eles resolveram, então, verificar o quanto esse receptor estava presente em células cerebrais. Para isso, fizeram análises em células de vários tipos presentes no cérebro de camundongos, no cérebro de furões e em organoides derivados de células-tronco humanas, estruturas conhecidas como minicérebros.

O principal autor do estudo, Arnold Kriegstein, diretor do Centro de Medicina Regenerativa e Pesquisa de Célula-Tronco Eli e Edythe Broad, observa que o AXL não é o único receptor que pode estar associado ao vírus da zika, por isso o próximo passo da pesquisa deve ser bloquear esse receptor para verificar se isso é capaz de prevenir a infecção. "Ainda não entendemos por que o vírus da zika, em particular, é tão virulento para o cérebro em desenvolvimento", diz Kriegstein. "Pode ser que o vírus se desloque mais facilmente pela barreira da placenta ou que o vírus entre nas células mais facilmente do que infecções relacionadas."Os pesquisadores estudam usar a informação de que o AXL pode ser a porta de entrada para o vírus da zika para desenvolver possíveis tratamentos para a infecção.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!