30 de março de 2016
Vírus da zika circula desde 2015 em Foz do Iguaçu, alerta Epidemilogia
A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, alertou nesta quarta-feira (30) que o vírus da zika está circulando na cidade desde 2015. A constatação foi feita após a análise recente de sangue coletado de pacientes que tiveram os sintomas da dengue ainda em junho de 2015. Desde agosto, já haviam sido confirmados dois casos de contaminação pelo vírus da zika em Foz, porém importados.
De acordo com a enfermeira Mara Ripoli, o material coletado de várias pessoas com suspeitas de dengue e que deram negativo permaneceu armazenado no Laboratório Central de Curitiba (Lacen) e, com a maior incidência da zika, passou a ser analisado. De Foz do Iguaçu, dois tiveram a confirmação tardia da doença.
“Na época, estes pacientes, dois adultos jovens, tiveram um quadro leve da doença, não foram hospitalizados, passaram por tratamento ambulatorial e estão bem. Ficaram surpresos quando foram informados agora sobre a doença”, comentou Mara. “Eles não viajaram, o que significa que contraíram o vírus aqui.
Provavelmente vamos ter mais casos confirmados nos próximos dias”, completou. Desde a última semana, os casos confirmados de zika também subiram, de 190 para 200. Destes, 16 foram registrados em gestantes, que estão recebendo acompanhamento médico pelas equipes da Sesa. E, houve mais um caso de febre chikungunya no Paraná, chegando a 41 no total.
Saiba mais.