Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
30 de março de 2016
Vacinação contra a gripe A não deve ser antecipada na Serra Gaúcha

A explicação da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS) é de que as cepas enviadas pelo governo federal são do ano passado e não teriam o efeito esperado no público alvo da campanha, prevista para iniciar no dia 30 de abril.

A vacina contra a gripe tem a composição alterada todos os anos. O produto é elaborado com base em uma combinação de cepas do vírus da gripe que mais circularam durante o inverno no Hemisfério Norte. Em relação a 2015, os laboratórios alteraram duas outras cepas do vírus. Clínicas privadas consultadas pela reportagem devem receber doses dos fabricantes e ofertar a vacina tetravalente - que além de proteger contra o H1N1, o H3N2 e a Influenza B, também imuniza contra uma segunda cepa da Influenza B.

O governo gaúcho não aderiu: "Só vamos abrir a vacinação quando recebermos as doses com as duas novas cepas, que são diferentes das que serão liberadas em São Paulo. Quem se vacinou com a cepa do ano passado, que é a mesma daquele estado, vai ter que se vacinar novamente " ressalta Ana Maria Rocha, responsável técnica da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da 5ª CRS. A 5ª CRS, porém, mantém o Dia D da Campanha para 30 de abril. Segundo a 5ª CRS, não houve registros de pacientes contaminados pelo H1N1 neste ano nas 49 cidades de abrangência.


Fonte: Pioneiro
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!