04 de abril de 2016
Sintomas do H1N1 são os mesmos da gripe comum, diz especialista
O surto de H1N1 em São Paulo e a confirmação da primeira morte no estado do Rio por complicações da doença têm sido motivo de preocupação para muita gente: afinal, como saber se um forte mal estar e dores no corpo e de cabeça são sintomas de uma gripe comum? De acordo com o infectologista Marcus Cardoso, é impossível diferenciar os sinais a olho nu, e o diagnóstico só é preciso com exames específicos.
— Dor de cabeça, febre alta, dor de garganta e cansaço são sintomas comuns em quadros gripais, mas é importante que o paciente procure atendimento médico, especialmente se a febre for insistente. Quando ela persiste, depois de 48 horas, pode ser um sinal de H1N1 — explica o médico.
É importante lavar bem as mãos e evite locais fechados, já que a transmissão do vírus acontece pelo ar, ingerir bastante líquido e cuidar bem da alimentação no dia a dia. Estar bem é, segundo Marcus, a melhor forma de preparar o corpo: — O H1N1 é um desafio para o nosso corpo, que tem que aprender a lidar com um novo vírus. É por isso que em São Paulo foram registrados tantos óbitos, por exemplo e, como ainda não temos uma memória registrada contra ele, cada organismo vai lidar reagir um jeito — afirma o médico, que pede que a população tenha calma: — No Rio, ainda não é configurado um surto do vírus. Por isso, o importante é tomar a vacina e tomar os mesmos cuidados que tem a cada inverno — explica o infectologista.
Fonte: Extra Online