Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
05 de abril de 2016
Vacina da gripe pode diminuir morte fetal, Austrália

Em tempos de surto da gripe provocada pelo vírus h1n1, um novo estudo australiano mostra um benefício adicional trazido pela vacinação: ela pode reduzir em até 50% o número de natimortos - morte fetal a partir da 20.ª semana de gestação. Os especialistas, anteriormente, já recomendavam que gestantes se imunizassem contra gripe porque a vacina reduz o risco de complicações como parto prematuro e baixo peso ao nascimento, além de diminuir a chance de o bebê desenvolver gripe nos primeiros meses de vida. O novo trabalho sugere uma redução também no risco de morte do feto.

Apesar dos benefícios evidentes, a cobertura vacinal das grávidas não tem alcançado bons resultados em muitos países e vem caindo ano a ano. No Reino Unido, por exemplo, no inverno de 2015/2016, apenas 42% das gestantes se vacinaram. No ano anterior, foram imunizadas 44% das grávidas.

É bom lembrar que a gravidez expõe as mulheres a riscos aumentados de problemas respiratórios e pneumonia. Daí a importância, também para as mães, da vacina contra gripe, ainda mais quando se sabe que o h1n1 (um vírus potencialmente mais agressivo) está circulando mais neste ano. Os especialistas avaliam que muitas mulheres têm receio de se vacinar por medo de eventuais riscos para o feto. No entanto, eles alertam que os estudos atuais mostram que a vacina contra gripe é segura (tanto para mãe como para o bebê) durante qualquer estágio da gravidez.

Agência Estado - www.estadao.com.br

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!