05 de abril de 2016
Análises laboratoriais confirmam relação entre bebé com microcefalia e infecção por zika, Cabo Verde
Os primeiros resultados das análises laboratoriais ao bebê nascido com microcefalia confirmam a relação com o vírus zika. De acordo com a ministra da Saúde, os testes vão prosseguir. Citada pela RFI, Cristina Fontes Lima explica que só será possível obter uma confirmação absoluta no final do processo em laboratório, mas que as primeiras amostras analisadas são conclusivas.
“Os primeiros testes confirmam uma correlação, de fato. Na mãe e na sua criança, as amostras, mostram a presença do vírus. Naturalmente que eles continuam os estudos”, disse. Nesta altura, está em Cabo Verde uma missão técnica da Organização Mundial de Saúde e do Instituto Pasteur de Dacar (Senegal), para apoiar as autoridades nacionais no combate ao zika. Em meados de março os serviços de saúde revelaram as suas suspeitas sobre o primeiro caso de um recém-nascido com microcefalia por infecção.
Fonte: Expresso das Ilhas Online – http://www.expressodasilhas.sapo.cv/sociedade/item/48193-analises-laboratoriais-confirmam-relacao-entre-bebe-com-microcefalia-e-infeccao-por-zika