Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
06 de abril de 2016
Deficiência no tratamento da microcefalia no Amazonas

A recomendação do Ministério da Saúde (MS) de investigar todos os casos de microcefalia no país, após a relação da má formação congênita ao vírus zika, revelou a dificuldade das crianças do interior do estado, que seguem à espera de acompanhamento médico nos municípios distantes da capital. Só este ano foram 11 casos notificados no Amazonas, sendo dois no interior, segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque,que, reconhece que não existe estrutura adequada nos municípios para tratar crianças com microcefalia fora da capital, seja por infecção por zika ou por outros agentes.

“No interior essa situação é mais crítica, porque não temos exames laboratoriais especializados para avaliar a criança com microcefalia. Tem apenas aqui em Manaus e os dois casos estão sendo avaliados aqui. Nosso problema são os municípios distantes”, disse. Vanessa dos Santos da Silva, mãe da pequena Luciane da Silva Rocha, que mora em Iranduba, precisa percorrer, sem nenhum meio de transporte próprio ou gratuito, sete quilômetros de ramal e outros 13 na rodovia Manoel Urbano (AM 070) para trazer a filha para Manaus, para a realização das consultas periódicas de neurologia pediátrica.

No Amazonas, segundo o diretor-presidente da Fundação em Vigilância e Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, a garantia de acompanhamento médico para crianças com microcefalia é “crítica”. Segundo ele, estão sendo estudadas alternativas para melhorar o atendimento das crianças que possuem a má formação no interior do estado. Atualmente, nove municípios já possuem pessoas com casos suspeitos de zika. Duas notificações de crianças com microcefalia, já foram realizadas, no estado.

http://new.d24am.com/noticias/saude/zika-virus-revela-deficiencia-tratamento-microcefalia-amazonas/149471

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!