Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
06 de abril de 2016
Especialista diz que h1n1 tem maior capacidade de disseminação

A alta capacidade de disseminação do vírus h1n1 e o grande movimento de pessoas entre diferentes regiões são as principais explicações para o rápido avanço da doença pelo país, segundo o infectologista Celso Granato, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "A sensação que temos, principalmente com o surto deste ano, é que o h1n1 tem maior capacidade de disseminação do que os outros vírus da gripe. Trabalho com essa doença desde 1997 e nunca tinha visto uma coisa dessas", afirma ele, referindo-se ao surto antecipado.

De acordo com o especialista, o fato de o h1n1 ser um vírus de transmissão respiratória também facilita sua ação. "Todas as doenças que podem ser transmitida por gotículas de saliva acabam tendo um alcance maior e, por isso, o cuidado com a higiene é a melhor forma de tentar evitar a contaminação."

Para Granato, embora o vírus h1n1 seja transmitido de forma mais intensa no inverno, quando as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, o uso frequente do ar-condicionado no verão também pode favorecer a doença. "Nossa recomendação é desligar o aparelho de ar-condicionado e deixar a ventilação natural nos ambientes."

Fonte: O Estado de S. Paulo

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!