Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
07 de abril de 2016
Por que a caxumba atinge adultos, Porto Alegre, RS

De janeiro até agora, a Capital já registrou 65 pacientes com caxumba, contra 154 em todo 2015. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde. Ainda que não seja possível concluir o que motivou o aumento no número de casos, duas hipóteses devem ser consideradas: uma é a falta de imunização na infância e a outra é a durabilidade da vacina.

Parece que a proteção da vacina cai com o passar dos anos, por isso temos visto casos em adolescentes e jovens. Talvez eles tenham feito na infância, mas a proteção foi perdida – avalia o coordenador da Equipe de Vigilância em Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Benjamin Roitman.

O chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Paulo Behar, também sugere que a grande circulação de pessoas por diversos lugares do país e do mundo, mais do que em anos anteriores, possa ter contribuído para esse aumento – cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo e países como Estados Unidos e outros da Europa também apresentam surtos de caxumba. A caxumba não é considerada uma doença perigosa. Contudo, em raríssimos casos, pode evoluir para uma meningite leve e inflamação nos órgãos reprodutores.

Fonte: Zero Hora

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!