07 de abril de 2016
Hospitais universitários capacitarão para cuidado à microcefalia
Uma parceria firmada nesta quarta-feira (06) entre o Ministério da Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação, vai permitir a criação de mais espaços destinados à formação de profissionais de saúde capazes de atuar nos agravos decorrentes do vírus zika, da dengue e da chikungunya - especialmente a microcefalia.
Os Centros capacitarão médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, agentes de comunitário de saúde, agentes de combate às endemias, fisioterapeutas, entre outros profissionais que atuem no cuidado a crianças com microcefalia. A oferta de cursos não envolverá a transferência de recursos.
O Ministério da Saúde vai organizar toda a oferta dos treinamentos e disponibilizar no site https://centroscolaboradores.saude.gov.br/ para que Secretarias Estaduais de Saúde e os Conselhos de Secretários Municipais de Saúde de cada estado possam estabelecer a agenda das equipes dos municípios a serem capacitadas. Além disso, cursos que já estejam sendo oferecidos pelas instituições participantes poderão ser integrados ao sistema com a abertura de parte das vagas para profissionais de municípios e estados interessados.
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/23024-hospitais-universitarios-capacitarao-para-cuidado-a-microcefalia